O que é drenagem linfática manual?
É uma técnica de massagem manual que estimula o sistema linfático a trabalhar em um rítimo mais acelerado. Sua finalidade principal é favorecer a eliminação de líquidos e toxinas que estão em excesso no corpo. Com a drenagem linfática os líquidos entre os tecidos são devolvidos ao sangue através da circulação linfática.

Como deve ser feita a drenagem linfática manual?
A drenagem linfática manual é um procedimento totalmente indolor e os movimentos realizados devem obedecer o fluxo, a sequência e a disposição superficial dos vasos do sistema linfático. Os movimentos da drenagem linfática são suaves e precisos o que promove uma ação relaxante e tranquilizante.

Vou perder gordura localizada fazendo drenagem linfática manual?
Não. A drenagem linfática não elimina gordura localizada. Sua finalidade principal é favorecer a eliminação de líquidos e toxinas que estão em excesso no corpo.

0012

Quais os benefícios da drenagem linfática manual?
A linfa, que circula nos vasos linfáticos, é o líquido responsável pela saída do excesso de água e resíduos metabólicos que ficam nos tecidos entre as células.
A drenagem linfática tem como objetivo tornar todo esse processo mais eficaz, aumentando a oxigenação e estimulando a renovação das células. Este processo é de grande benefício para o organismo e para saúde.

A drenagem linfática manual pode combater a gordura localizada e a celulite?
A falta de atividade física, a má alimentação , o tabagismo (fumo), noites mal dormidas e alterações hormonais contribuem para o processo de retenção de líquidos, que acarreta má oxigenação do tecido e de todos os vasos, incluindo os vasos linfáticos. Quando há problemas de circulação da linfa, a celulite tende a se instalar. A aplicação da drenagem linfática ajuda a diminuir a retenção de líquidos que geralmente está presente nestas áreas, contribuindo assim para a redução da celulite.
A drenagem linfática manual deve ser associada a outros procedimentos estéticos e acompanhada de mudanças de hábitos alimentares.

Qual é a duração da drenagem linfática?
Em torno de 50 minutos.

Há alguma contra indicação para realizar a drenagem linfática?
Sim. Pessoas com histórico de trombose, câncer, pós-cirurgia de fraturas de grandes ossos, e pessoas com processos infecciosos são algumas das situações em que se contra-indica a realização desta técnica. Por isso a importância de se fazer uma consulta prévia com o fisioterapeuta, antes de se iniciar um tratamento com drenagem linfática manual ou qualquer outra técnica e tratamento.